83ŕs empresas precisar√£o de mais inova√ß√£o no p√≥s-pandemia, aponta CNI

Devido √† pandemia, 65% das m√©dias e grandes empresas informam que tiveram sua produ√ß√£o reduzida ou paralisada. Uma pesquisa realizada pela Confedera√ß√£o Nacional da Ind√ļstria (CNI) mostra que as solu√ß√Ķes inovadoras ser√£o decisivas para o pa√≠s enfrentar os efeitos da covid-19 sobre a sa√ļde da popula√ß√£o e minimizarem os preju√≠zos sociais e econ√īmicos. O levantamento destaca que, em uma segunda etapa, a inova√ß√£o ser√° decisiva para acelerar a retomada da atividade e do crescimento da economia no Brasil. Entre as mais de 400 empresas ouvidas, 83% afirmam que precisar√£o de mais inova√ß√£o para crescer ou mesmo sobreviver no mundo p√≥s-pandemia. Os executivos das ind√ļstrias destacaram que a linha de produ√ß√£o √© a √°rea priorit√°ria para receber inova√ß√Ķes (58%), seguida pela √°rea de vendas (19%). Na pesquisa, encomendada pela CNI ao Instituto FSB Pesquisa, 65% das m√©dias e grandes empresas informam que tiveram sua produ√ß√£o reduzida ou paralisada devido √† pandemia. Al√©m disso, 69% garantem ter perdido faturamento. Para vencer essas limita√ß√Ķes e impulsionar a cultura da inova√ß√£o entre as ind√ļstrias brasileiras, a CNI anuncia nesta quarta-feira uma parceria estrat√©gica com o SOSA, plataforma israelense com atua√ß√£o global em inova√ß√£o aberta, que tem centros de inova√ß√£o em Tel Aviv, Nova York e Londres. Segundo a CNI, o acordo possibilitar√° que ind√ļstrias e startups no Brasil tenham acesso aos ecossistemas de tecnologia do SOSA, inaugurando um processo de engajamento e colabora√ß√£o com as tecnologias 4.0 mais disruptivas em desenvolvimento fora do pa√≠s. O presidente da CNI, Robson Braga de Andrade, destaca que ampliar a presen√ßa do Brasil na esfera da inova√ß√£o √© especialmente importante agora, no momento em que o pa√≠s enfrenta a pandemia da covid-19. ‚ÄúPromover a inova√ß√£o √© crucial para fortalecermos a nossa economia. Utilizarmos a experi√™ncia de inova√ß√£o em n√≠vel mundial do SOSA ter√° um efeito transformador para a ind√ļstria brasileira‚ÄĚ, afirma Robson Andrade. O que j√° mudou Os n√ļmeros da pesquisa mostram ainda que, no atual cen√°rio, mudar se tornou imperativo. Entre as empresas consultadas, 68% alteraram de alguma forma seu processo produtivo (74% nas grandes e 66% nas m√©dias), mas s√≥ 56% dessas consideram ter inovado, de fato, ap√≥s essa mudan√ßa. Entre todas as empresas pesquisadas, 39% dizem que a mudan√ßa empreendida foi uma inova√ß√£o. Entre as mudan√ßas efetuadas, a mais citada diz respeito √† rela√ß√£o com os trabalhadores (90%), depois v√™m mudan√ßas na linha de produ√ß√£o (84%), nos processos de venda (82%), na gest√£o (75%), na log√≠stica (62%), na cadeia de fornecedores (61%) e no controle de estoques (55%). Outro dado mostra que a cultura da inova√ß√£o j√° vem sendo praticada na maioria das empresas consultadas, entre as quais, 92% informaram que inovam. Dessas, 55% garantem que a inova√ß√£o aumentou muito a produtividade ‚ÄĒ regionalmente, s√£o as empresas do Centro-Oeste, relacionadas ao agroneg√≥cio, as que mais relatam muito ganho de produtividade (69%) em decorr√™ncia de inova√ß√Ķes. Por outro lado, das empresas que inovam, s√≥ 37% dizem ter or√ßamento espec√≠fico para inova√ß√£o e 33% t√™m profissionais dedicados exclusivamente aos processos inovativos. Al√©m disso, a falta de recursos e de pessoal qualificado para inovar foram citados pelos executivos que dizem dar import√Ęncia m√©dia ou baixa √† inova√ß√£o. A pesquisa revelou ainda que s√≥ duas em cada dez empresas possuem programa ou estrat√©gia de inova√ß√£o aberta (30% entre as grandes empresas e 18% entre as m√©dias). Dois ter√ßos das empresas consultadas disseram ter interesse em uma plataforma global de inova√ß√£o e, dessas, 59% afirmaram que uma plataforma como essa ajudaria muito sua empresa a inovar. O Instituto FSB Pesquisa entrevistou, por telefone, entre os dias 18 e 26 de junho, executivos de 402 empresas industriais de m√©dio e grande portes, compondo amostra proporcional em rela√ß√£o ao quantitativo total de empresas desses portes em todos os estados brasileiros. Dentro de cada Estado, a amostra foi controlada por porte das empresas (m√©dia e grande) e setor de atividade. Ind√ļstrias do pa√≠s t√™m baixo investimento em inova√ß√£o

83ŕs empresas precisar√£o de mais inova√ß√£o no p√≥s-pandemia, aponta CNI
Devido √† pandemia, 65% das m√©dias e grandes empresas informam que tiveram sua produ√ß√£o reduzida ou paralisada. Uma pesquisa realizada pela Confedera√ß√£o Nacional da Ind√ļstria (CNI) mostra que as solu√ß√Ķes inovadoras ser√£o decisivas para o pa√≠s enfrentar os efeitos da covid-19 sobre a sa√ļde da popula√ß√£o e minimizarem os preju√≠zos sociais e econ√īmicos. O levantamento destaca que, em uma segunda etapa, a inova√ß√£o ser√° decisiva para acelerar a retomada da atividade e do crescimento da economia no Brasil. Entre as mais de 400 empresas ouvidas, 83% afirmam que precisar√£o de mais inova√ß√£o para crescer ou mesmo sobreviver no mundo p√≥s-pandemia. Os executivos das ind√ļstrias destacaram que a linha de produ√ß√£o √© a √°rea priorit√°ria para receber inova√ß√Ķes (58%), seguida pela √°rea de vendas (19%). Na pesquisa, encomendada pela CNI ao Instituto FSB Pesquisa, 65% das m√©dias e grandes empresas informam que tiveram sua produ√ß√£o reduzida ou paralisada devido √† pandemia. Al√©m disso, 69% garantem ter perdido faturamento. Para vencer essas limita√ß√Ķes e impulsionar a cultura da inova√ß√£o entre as ind√ļstrias brasileiras, a CNI anuncia nesta quarta-feira uma parceria estrat√©gica com o SOSA, plataforma israelense com atua√ß√£o global em inova√ß√£o aberta, que tem centros de inova√ß√£o em Tel Aviv, Nova York e Londres. Segundo a CNI, o acordo possibilitar√° que ind√ļstrias e startups no Brasil tenham acesso aos ecossistemas de tecnologia do SOSA, inaugurando um processo de engajamento e colabora√ß√£o com as tecnologias 4.0 mais disruptivas em desenvolvimento fora do pa√≠s. O presidente da CNI, Robson Braga de Andrade, destaca que ampliar a presen√ßa do Brasil na esfera da inova√ß√£o √© especialmente importante agora, no momento em que o pa√≠s enfrenta a pandemia da covid-19. ‚ÄúPromover a inova√ß√£o √© crucial para fortalecermos a nossa economia. Utilizarmos a experi√™ncia de inova√ß√£o em n√≠vel mundial do SOSA ter√° um efeito transformador para a ind√ļstria brasileira‚ÄĚ, afirma Robson Andrade. O que j√° mudou Os n√ļmeros da pesquisa mostram ainda que, no atual cen√°rio, mudar se tornou imperativo. Entre as empresas consultadas, 68% alteraram de alguma forma seu processo produtivo (74% nas grandes e 66% nas m√©dias), mas s√≥ 56% dessas consideram ter inovado, de fato, ap√≥s essa mudan√ßa. Entre todas as empresas pesquisadas, 39% dizem que a mudan√ßa empreendida foi uma inova√ß√£o. Entre as mudan√ßas efetuadas, a mais citada diz respeito √† rela√ß√£o com os trabalhadores (90%), depois v√™m mudan√ßas na linha de produ√ß√£o (84%), nos processos de venda (82%), na gest√£o (75%), na log√≠stica (62%), na cadeia de fornecedores (61%) e no controle de estoques (55%). Outro dado mostra que a cultura da inova√ß√£o j√° vem sendo praticada na maioria das empresas consultadas, entre as quais, 92% informaram que inovam. Dessas, 55% garantem que a inova√ß√£o aumentou muito a produtividade ‚ÄĒ regionalmente, s√£o as empresas do Centro-Oeste, relacionadas ao agroneg√≥cio, as que mais relatam muito ganho de produtividade (69%) em decorr√™ncia de inova√ß√Ķes. Por outro lado, das empresas que inovam, s√≥ 37% dizem ter or√ßamento espec√≠fico para inova√ß√£o e 33% t√™m profissionais dedicados exclusivamente aos processos inovativos. Al√©m disso, a falta de recursos e de pessoal qualificado para inovar foram citados pelos executivos que dizem dar import√Ęncia m√©dia ou baixa √† inova√ß√£o. A pesquisa revelou ainda que s√≥ duas em cada dez empresas possuem programa ou estrat√©gia de inova√ß√£o aberta (30% entre as grandes empresas e 18% entre as m√©dias). Dois ter√ßos das empresas consultadas disseram ter interesse em uma plataforma global de inova√ß√£o e, dessas, 59% afirmaram que uma plataforma como essa ajudaria muito sua empresa a inovar. O Instituto FSB Pesquisa entrevistou, por telefone, entre os dias 18 e 26 de junho, executivos de 402 empresas industriais de m√©dio e grande portes, compondo amostra proporcional em rela√ß√£o ao quantitativo total de empresas desses portes em todos os estados brasileiros. Dentro de cada Estado, a amostra foi controlada por porte das empresas (m√©dia e grande) e setor de atividade. Ind√ļstrias do pa√≠s t√™m baixo investimento em inova√ß√£o