Casos no Paraguai caem para menor número em 3 semanas

Casos no Paraguai caem para menor número em 3 semanas
Paraguaios aguardam em fila perto de uma loja na capital, Assunção
Paraguaios aguardam em fila perto de uma loja na capital, Assunção Nathalia Aguilar / EFE - 26.5.2020

O número de casos ativos do novo coronavírus confirmados no Paraguai caiu nesta terça-feira (26) para 484, apesar do registro de 12 novos infectados nas últimas 24 horas, todos provenientes do exterior, segundo informações divulgadas pelo Ministério da Saúde.

Leia também: Paraguai volta a zerar número de mortes diárias por covid-19

Ainda segundo a pasta, foram realizados 953 testes de ontem para hoje, e oito pessoas precisaram ser hospitalizadas com Covid-19. Ao todo, desde o começo da pandemia no país vizinho, em 7 de março, houve 877 contágios por SARS-CoV-2, com 382 pessoas curadas e 11 mortes.

O Paraguai não tinha tão poucos casos ativos assim desde o último dia 8. A queda nas infecções é acompanhada pela retomada controlada da atividade produtiva, com um cronograma seletivo de setores e baseado no cuidado com a saúde para manter a crise sanitária sob controle.

'Quarentena inteligente'

Nesta segunda-feira começou a segunda fase da chamada "quarentena inteligente". Essa etapa da saída gradual do confinamento durará até 15 de junho, com a liberação de atividades físicas ao ar livre, programas culturais sem público e funcionamento de shopping centers.

Os escritórios corporativos poderão reabrir suas portas com metade do pessoal, e a restrição de circulação de veículos particulares foi removida, com esquema de rodízio.

No Paraguai, as fontes de contágio são atualmente os 48 abrigos criados pelo governo nas áreas de fronteira, a maioria em Ciudad del Este, segunda maior cidade do país e que está localizada na fronteira com o Brasil.